03 abril 2010

Das Experiêmcias

Toda experiência eh válida.
boa ou ruim, pequena ou grande, feliz ou triste..
sempre se aprende com elas.
e como já dizia Shakespeare, elas tem mais a ver com o tipo de experiencia do que com quantos aniversários nós marcamos.
ou seja, idade naum traz maturidade nem experiencia.
posso ser mais experiente do que uma mulher de 25 anos..
e menos que uma garota de 13.
eh relativo.
mas um fato marcante nas minhas experiências eh a verdade.
tenho sofrido muito pra aprender isso.
lidar com a verdade eh mais simples do que se pensa
e mais complicado do que se possa entender.
o sofrimento eh outra marca registrada nas minhas experiencias.
posso afirmar com todas as letras que o sofrimento nos eleva, nos torna melhor.
pq quando vc sofre, vc aprende, vc se fortifica.
sofrer naum eh bom, de fato, no sentido de sofrer mesmo.
mas eh posteriormente que seus beneficios aparecem.
trás força, esperteza, maturidade.
e, pelo menos no meu caso, vem na maioria das vezes junto com a verdade.
óh sim! a verdade dói! e faz sofrer!
por isso muitas vezes errei quanto a isso.
pensando no sofrimento das outras pessoas, muitas vezes omiti a verdade.
erro fataaal!
a verdade eh verdade, e como tal deve ser dita.
andar com a verdade = dar passos firmes
mentiras são como fendas, quando começam só tendem a aumentar.
e como tooda grande fenda, faz desmoronar tudo que está em cima dela.
"mas Lorena, como vc eh egoísta! a outra pessoa vai sofrer! vc naum pensa nela?!"
penso. penso tanto, que contando a verdade a ela, por mais que ela sofra, saberá que tenho caráter, sinceridade e respeito para com ela, já que naum estarei enganando-a.
seu caráter eh a marca do seu nome.
aonde quer que vc vá, e com quem vc estiver.
seu caráter eh a marca do seu nome.
eh o que faz as pessoas lhe reconhecerem como eh.
e só vc tem o poder de sujar ou limpar seu nome : a partir de suas atitudes.
e para cada atitude que vc toma, terá uma experiencia como resposta.
aprender com elas eh o mais importante.
sempre se comparando com o melhor que pode ser, naum com os outros.
também aprendi a ouvir.
ninguem gosta de ser criticado, mas a crítica eh um dos instrumentos que vc pode usar para ver aonde vc tem que melhorar, aonde vc está faltoso, aonde vc tah vacilando.
eh preciso ser humilde para receber criticas.
eh preciso baixar a cabeça e perceber que vc naum eh o dono da verdade.
que como todo ser humano vc tb tem defeitos os quais eh bom que vc corrija.
e que a pessoa que lhe critica, que aponta seus defeitos, ela naum está lhe esculhambando,
mas abrindo seus olhos para uma coisa que vc pode melhorar.
eh isso que os amigos de verdade fazem.
eles naum te cobrem de falsos elogios pra te ver feliz naum,
eles escarram mesmo! falam a verade a fim de que vc seja uma pessoa melhor e bem vista!
eles naum te poupam do sofrer uma crítica.
pq sabem que eh bem melhor vc saber, sofrer e melhorar.
"eh feito um mal para se alcansar um bem infinitamente melhor".

percebi o valor de ouvir com meu irmão Betho.
ele naum sabe, mas ele eh a pessoa com que mais conto para ser melhor.
ele eh uma das poucas pessoas que naum medem palavras me de apontar onde toh errando.
eh uma das poucas pessoas que sabe exatamente as palavras certas pra despedaçar qualquer ilusão que eu tenha.
suas palavras entram no meu ouvido como punhais.
dói muito ouvi-las, mas ao final delas, chorando eu sempre digo:
"caralho, ele tah certo" ou então "eu precisava ouvir isso".
e ele naum faz idéia de como eu acho lindo ele se preocupar comigo.
pq isso eh amor. pq isso eh fraternidade.
eh presença, eh confiança, eh respeito, eh segurança.
naum dar o peixe, mas ensinar a pescar.
e lhe sou muito grata por todas duras palavras assim como tb lhe sou grata por cada riso implantado no meu rosto nos momentos mais inesperados, vindos do nada.
por cada grande conselho e por cada minima gracinha.
lhe sou grata por ter nascido, estar vivo e presente.
mas principalmente por ter me dito a verdade, doendo ou naum.


Essa postagem eh dedicada ao meu irmão Bethowen Oliveira

Lorena Lílian

6 comentários:

  1. A verdade é uma coisa que sempre me interessou muito. Quando ao sofrimento... Bem, nos mantém equilibrados.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vim retribuir a visita!
    Que bom que vc gosta do meu blog, eu tb gostei do seu... e fiquei mais feliz ainda em ver que meu blog está na lista de alguém como "Site que dô valor"
    Estou tentando arrumar tempo p/ remodelar meu blog... não tem mais espaço!! O.O

    bjos...

    .::Blessed Be::.

    ps.: bonitas palavras!!

    ResponderExcluir
  3. esse depoimento e lindo e e verdade como eu disse a ele uma vez quando conversavamos a alegria e uma coisa muito boa de se sentir mas o que nos faz crescer e amadurecer e o sofrimento e triste mas e a realidade mas volto a dizer ficou bellissimo

    ResponderExcluir