07 dezembro 2009

o ser humano-não-humano e as dores do mundo

ontem eu e meu amigo Fidel discutiamos sobre "ser humano e muito humano".
e ontem mesmo ele postou em seu blog um belo texto reflexivo sobre o assunto.
depois de ler, fiz o seguinte comentário:

que nome se dá ao egoísmo que temos com nós mesmo Fidel?
talvez, acredito eu, que as pessoas que são felizes com o pouco que tem, eh pouco na sua visão.
pq vc conhece uma condição melhor do que elas.
pode parecer egoista, mas acho que para ser feliz o ideal eh que se saiba o minimo possível sobre o resto do mundo.
o minimo sobre miséria, sobre corrupção..
a falta de conciencia das pessoas eh um forte motivo de pq elas "vivem com tão pouco".
a ambição eh da natureza humana. se essas pessoas soubessem o quaanto elas tem direito a uma vida melhor, certamente se mobilizariam para isso.
por isso no mundo nós tivemos tantas revoluções.
a ambição move o mundo meu amigo.
infelizmente ou felizmente.

---------------------------------------------------------------------------

essa postagem eh dedicada ao Fidel e nossas magníficas conversas filosóficas que provavelmente não mudaram porra nenhuma no mundo, mas que a gente fala do mesmo jeito ;D

---------------------------------------------------------------------------

eu naum ouso mais falar pelo mundo.
suas mazelas, doenças ou falhas.
ouso falar como parte dele. inclusa no pacote.
talvez o conceito de ser humano vá além das coisas boas que a gente pensa quando fala em pessoas humanas.

esquecemos que ser ambicioso, egoísta, superior e ooutros sentimentos tb são de natureza humana.

então pergunto: o que eh ser humano?
será que se restringe somente as ações boas que os seres humanos praticam??

não. acredito eu que não.

já dizia a máxima renascentista:

"o homem eh criatura, mas tb eh criador"

ao mesmo tempo que nos compara com a "baixeza" das outras criaturas, nos eleva ao alto patamar de criador.

ser humano, portanto, no meu entender, eh ser tudo isso dentro de uma mente só.

ser humano eh ter todas as qualidades e defeitos que eh "da nossa natureza" ter.

claro que existem milhões de conceitos, e eles variam de acordo com o tempo e de acordo com quem sente as variaveis de meio e idéia.

por exemplo, houve tempos em que o homem explicava tudo pela providencia divina, mostrando sua incrivel fé em Deus e submissão au próprio.
já houve tempos em que o homem o exaltava ele próprio. era antropocentrismo, e deu-se na era renascentista.

tempos em que o homem devia "cobrir por demais suas vergonhas" e tempos em que essas mesmas vergonhas viraram obras de arte de tão belas.

e aí? o que pensar? eh para cobrir ou mostrar? ser bom ou ruim? pensar por si ou pelo mundo?

o homem eh indeciso. erra e acerta pensando por todos os lados.
e nada mais humano do que errar. mas quem disse que acertar tb naum eh humano?
cegos por só ver dualismos..
nada se limita a apenas duas condições. nem mesmo o homem.
ao mesmo tempo em que esta limitado pela vida e a morte, vem o espiritismo e outras doutrinas que falam na reencarnação, no mundo pós-morte..
estão certos? estão errados?
e quem somos nós para nos auto julgar?? e julgar o outro pior ainda!
me mantenho neutra ao mesmo tempo que tenho uma posição sobre uma certa idéia.
e daí se tira o quanto somos vulneráveis a qualquer coisa.

hj, temos tantos conceitos, tantas idéias, tanta coisa pra pensar, que nem se sabe mais EM QUE pensar.

o homem eh tão inconceituável como os sentimentos dele mesmo.
tão indescritivel como o amor por exemplo.
pode ser bom ou ruim.
depende de quem vive, de quem sente, de quem conhece e de quem o desconhece.

eu ouso dizer que sou demais humana, pois tenho todos esses defeitos miseráveis de egoísmo, ambição e tudo mais. ao mesmo tempo que tenho a humildade de reconhecê-los e tentar melhora-los na medida do possível.
ao mesmo tempo que tenho bondade e tantas outras qualidades que essa máquina mortifera, maravilhosa e sem futuro, que eh o ser humano, tem.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Dica de vídeo para pensar sobre a (tragica ou naum) evolução humana
um dos meus favoritos hein!
naum deixe de conferir! :

http://www.youtube.com/watch?v=3C9CH3q9PLI

Um comentário:

  1. Não posso negar minha amiga...
    isso é ser humano...
    e errar nisso tudo é ser demasiadamente humano..
    somos e seremos sempre assim...
    ...
    "Queria nao ser tão humano"

    ResponderExcluir